Perguntas frequentes - Candidato

  1. Como faço meu cadastro no Prossim?
    Para participar das seleções disponibilizadas, é necessário, antes, criar uma conta no Prossim e obter o seu login (usuário e senha). Para isso:
    • Clique em “Efetuar login” e, depois, em “Criar conta”. Ou, acesse o menu e a opção "Criar meu cadastro".
    • Preencha os dados requeridos na tela “Cadastro do candidato”. Salve seu cadastro e, ao final, memorize sua senha. O login é o CPF.

  2. Como faço para me inscrever em um Processo Seletivo?
    Caso já tenha uma conta no sistema, para participar dos Processos Seletivos disponibilizados:
    • Efetue o login no sistema, digitando o seu CPF (somente números) e a sua senha.
    • Caso seja necessário atualizar seus dados, acesse o menu e clique em "Editar meu cadastro".
    • Escolha o cargo do processo seletivo a que deseja concorrer e clique em “Inscreva-se”.
    • Na tela de inscrição, seus dados cadastrais serão apresentados novamente. Confira-os!
    • Responda as perguntas, anexe a documentação comprobatória e clique em "Enviar".
    • Acesse seu e-mail para verificar a confirmação da inscrição.

  3. Posso me inscrever em mais de um Processo Seletivo?
    R: Sim.

  4. Como saber se minha inscrição foi efetivada?
    R: Quando a inscrição em um Processo Seletivo é efetivada com sucesso, você recebe a confirmação no e-mail informado no momento da criação da conta no sistema. Se você não tiver recebido o e-mail de confirmação em sua caixa de entrada, verifique a caixa de spam.
    Adicionalmente, ao clicar novamente no Processo Seletivo escolhido, o botão “Inscreva-se” é substituído pelo botão “Veja sua inscrição”. Ao clicar nesse botão, você poderá visualizar todos os dados preenchidos, bem como os anexos, além do número de sua inscrição.
    Lembre-se que para obter sucesso na realização da inscrição, você deve preencher todos os campos da tela e anexar a documentação comprobatória.

    Atenção!
    Se o botão “Inscreva-se” ainda estiver habilitado, significa que sua inscrição não foi efetivada. Nesse caso, recomendamos que você realize o processo de inscrição novamente.

  5. Como troco minha senha de acesso?
    R: Após efetuar o login no Prossim, selecione as três barras no canto superior direito da tela. Após, selecione o campo "Editar meu cadastro". Ao final da tela, preencha a nova senha de acesso desejada e clique no botão “Salvar”.

  6. Como faço para recuperar minha senha?
    R: Selecione as três barras no canto superior direito da tela. A seguir, o campo "Esqueci minha senha". Informe seu CPF, sem pontos e traço, e o e-mail que você digitou quando efetuou o cadastro no sistema PROSSIM.

    Atenção!
    O e-mail informado deve ser o mesmo utilizado no cadastro efetuado no sistema.

  7. Esqueci o e-mail que utilizei quando me cadastrei no sistema. Como recuperar minha senha?
    R: Como medida de segurança, será necessário adotar o seguinte procedimento:
    Envie uma mensagem para o e-mail de contato informado na tela inicial do Processo Seletivo informando:
    • NOME COMPLETO;
    • DATA DE NASCIMENTO;
    • CPF;
    • RG;
    • E-MAIL CORRETO.
    • Além disso, envie 02 (duas) fotos:
      • Foto da carteira de identidade onde constam os seus dados;
      • Foto (selfie), segurando sua carteira de identidade (exibindo a parte dos dados).

  8. Finalizei minha inscrição e não consigo acrescentar, modificar ou excluir informações e anexos. Como proceder?
    R: Após efetivar a inscrição, não será mais possível alterá-la. Portanto, antes de finalizá-la, é necessário verificar se as informações foram preenchidas de forma correta. É importante ter total atenção na realização da inscrição.

  9. Em que formato devo anexar os arquivos?
    R: O sistema aceita somente arquivos que estão em formato PDF.

  10. Qual o tamanho máximo dos arquivos?
    R: Cada arquivo deve ter no máximo 2MB. O somatório de todos os arquivos anexados em uma determinada inscrição deve ser de, no máximo, 28MB.

  11. Quero incluir mais de um anexo em determinado item da inscrição. Como devo proceder?
    R: O sistema permite incluir um único arquivo. Portanto, caso tenha mais de um documento como comprovante, condense todos em um só arquivo em formato PDF.