Perguntas frequentes - Comissão Organizadora

  1. Como é o processo para a criação de um concurso a ser publicado no Prossim?
    R.: Os concursos para serem divulgados via Prossim seguem todo uma sequência de procedimentos que são disponibilizados pela SGP. Primeiro é definido o edital junto à SGP e, posteriormente, publicado no DO. Após a publicação no DO, a unidade precisa preencher o formulário de configuração Prossim (https://www.formularios.uerj.br/index.php/184332), no qual é anexado o edital e respectivos anexos em pdf. Esse formulário precisa ser enviado com um prazo de 14 dias úteis antes do início das inscrições do concurso para que seja configurado, testado e publicado no site do Prossim. Com o início das inscrições, a comissão organizadora que foi especificada no formulário, precisa acessar o site, fazer o cadastro e ao fazer o login, terá acesso ao menu para realizar as análises no sistema nas datas especificadas no edital.

  2. Como proceder para solicitar a inscrição de um concurso docente da unidade pelo Prossim?
    R.: A publicação de concurso docente pelo site do Prossim precisa ser solicitado via formulário de configuração (https://www.formularios.uerj.br/index.php/184332). Seguem abaixo as orientações sobre o procedimento:

    • fluxo para abertura de um Processo Seletivo (docente):
      A unidade acadêmica responsável pelo concurso deverá acessar: http://www.sgp.uerj.br/site/index.php/concursos.html. Nesta página estão disponíveis todas as informações pertinentes e necessárias para solicitar a criação da seleção no Sistema. O site do Prossim destina-se exclusivamente para a realização das seleções. Portanto, é publicado até a data de início das inscrições, desde que haja o envio do formulário dentro do prazo estabelecido (14 dias antes). A divulgação é de responsabilidade da unidade solicitante.

    • como solicitar via formulário a abertura do concurso:
    • Com todos os documentos definidos e o edital final publicado em DO, deve-se realizar o cadastro das informações no Formulário de Configuração do Prossim(https://www.formularios.uerj.br/index.php/184332). Esse preenchimento deve seguir o padrão informado na página da SGP, respeitando o cronograma oficial publicado.

  3. Quantos servidores podem gerenciar as inscrições no sistema do Prossim?
    R.: Três membros da comissão organizadora e um apoio administrativo. Seguem informações para acessar o sistema:

    • Para acessar o sistema no perfil de avaliador, o docente deverá realizar o cadastro de usuário no site do Prossim (https://prossim.uerj.br/account_create). O acesso de avaliador somente será disponibilizado aos colaboradores indicados pela comissão organizadora, com os dados completos inseridos no formulário de configuração do Sistema Prossim (Item 16 do formulário de configuração).

    • No sistema, na área do avaliador, estão disponíveis as seguintes funções: acompanhar as inscrições pelo dashboard (painel visual que apresenta informações, métricas e indicadores); verificar, analisar, conceder ou não os pedidos de isenção, bem como possíveis recursos; e, por fim, extrair os dados dos candidatos inscritos ao fim do período das inscrições. Ressaltamos, que tais funções são de exclusividade e responsabilidade da Comissão Organizadora predefinida no cadastro da seleção.

  4. Como fazer para ter acesso aos candidatos inscritos no sistema do Prossim?
    R.: A extração da lista de candidatos que deverá ser publicada na data e horário indicada no calendário é de responsabilidade da comissão. Após a emissão, deverá ser enviada, com antecedência para duvidas.prossim@uerj.br informando a data da divulgação e o concurso referente. Para extrair os dados da seleção seguem as orientações abaixo:
    • realizar o login na página do Prossim;
    • acessar o menu e clicar em "Extrair dados de Seleção" e escolher o concurso em questão;
    • depois selecionar um dos botões:
      1. Gerar Extração (isentos e pagantes);
      2. Gerar Extração Total (isentos, pagantes e não pagantes).

  5. Vai ser gerado um arquivo .csv. Siga o passo a passo do link abaixo para conversão em xls deste arquivo gerado.
    Manual - Como abrir o arquivo CSV no Excel

  6. Quanto tempo após o término das inscrições o sistema disponibiliza a lista definitiva de candidatos pagantes?
    R.: Os pagamentos efetuados pelos candidatos via boleto serão atualizados até três dias úteis após o término das inscrições no sistema (na extração de dados). Este prazo é necessário em função do tempo da compensação bancária. Caso o edital ainda forneça a informação de depósito em conta para pagamento da taxa de inscrição, a unidade precisa enviar o nome do concurso e os dados dos candidatos (nome, cpf, email e número de inscrição) solicitando a mudança do status de pagamento no sistema para o email duvidas.prossim@uerj.br. Para verificar a efetivação do depósito entre em contato com a SGP.

  7. Como faço para alterar o cronograma de um concurso com a publicação já efetuada no diário oficial?
    R.: O calendário do processo seletivo não poderá ser modificado sem autorização prévia da SGP (Superintendência de Gestão de Pessoas).
    Ao inserirmos no sistema a data e o horário de término do prazo de inscrições, isenções e o acesso às funções é encerrado automaticamente. Portanto, é de extrema importância seguir o cronograma das atividades, principalmente de análise da solicitação de isenção.

  8. Como faço para publicar os documentos mencionados no edital no site do Prossim?
    R.: O edital e respectivos anexos deverão ser enviados quando do preenchimento do formulário de configuração dos concursos docentes no Prossim. Os outros documentos (relação de inscritos, comissão examinadora etc) referenciados para publicação no edital deverão ser enviados para o email duvidas.prossim@uerj.br.